segunda-feira, 14 de outubro de 2013

JOGO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: JOGO DE MEMÓRIA COM ALFABETO

Este é um jogo de memória que contém dois alfabetos confeccionados em papelão. É um jogo desafiador que estimula o raciocínio e a atenção. O objetivo é auxiliar na identificação das letras, na formação de palavras e que a criança possa aprender a desenvolver a sua capacidade cognitiva. Além disso, visa incentivar a expressão oral e o desenvolvimento da linguagem.
Regras do jogo:
Colocam-se todas as cartas na mesa viradas com as letras para baixo e cada jogador vira duas cartas em sequência. Todos os jogadores veem as cartas que foram viradas e, se elas forem iguais, retiram-se da mesa. Por ser um jogo com as letras do alfabeto, quando o jogador acerta um par de letras, todos devem se envolver dizendo palavras que iniciam com aquela letra. Por exemplo, se o jogador acertar o par da letra “D” todos os participantes deverão falar palavras que iniciem com esta letra.
O professor deve acompanhar e participar do jogo fazendo intervenções, quando for necessário. Para enriquecer o jogo também é possível desenvolver uma planilha com o nome dos alunos participantes e, ao final do jogo, verificar quantas palavras cada um identificou para cada letra.
O jogo chegará ao final quando todos os pares de letras forem encontrados. O vencedor será aquele que, ao final do jogo, obtiver o maior número de pares. Ressalta-se que as palavras identificadas para cada letra têm como objetivo estimular a linguagem. Caso o professor ache adequado, é possível que isto conte pontos para definir o vencedor do jogo. Por exemplo, em caso de empate entre alunos com o mesmo número de pares, o desempate pode ser feito verificando-se aquele que tem mais pontos, ou seja, identificou o maior número palavras ao longo do jogo.
Este jogo de memória é muito interessante, e os alunos participam com entusiasmo, dispondo-se a sugerir o maior número de palavras possíveis.



4 comentários:

  1. Lú, achei muito interessante tua sugestão, pois a aquisição da leitura e escrita pode ser trabalhada através do jogo de forma lúdica e divertida sendo um momento de construção significativa para todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou aplicando o jogo com a minha turma de AEE e os resultados estão sendo bem significativos.

      Excluir
  2. Este jogo, além de explorar os aspectos dos mecanismos de aprendizagem, permitem muitas intervenções por parte do professor. Além disso, é um jogo simples, de fácil e barata confecção (inclusive pelos alunos) e com possibilidades de aplicabilidade em diferentes faixas etárias. É uma ótima sugestão para atividades de letramento aos alunos de educação infantil !

    ResponderExcluir
  3. Andréa,foi o que pensei quando confeccionei este jogo ser simples ,barato e oferecer grandes possibilidades inclusive para adequá-lo a faixa etária

    .

    ResponderExcluir