PRANCHAS
DE COMUNICAÇÃO
Existem vários modelos de
pranchas de comunicação que têm como objetivo tornar o indivíduo com distúrbios
de comunicação mais independente em situações comunicativas. Alem disso, visa
ampliar sua interação com outras pessoas na família, na escola e na comunidade
em geral.
Utilizando esta Tecnologia
Assistiva no ambiente escolar, na família e na comunidade em geral será
possível a compreensão a todos do significado da prancha de comunicação. Isto
irá ampliar e facilitar a comunicação do aluno com os colegas e em todos os
ambientes que frequenta.
Oi, Lucielena!
ResponderExcluirAcredito que o recurso de Tecnologia Assistiva que apresentastes é de extrema importância o conhecimento e a utilização para os alunos com dificuldades de comunicação na sala de Atendimento Educacional Especializado. É também muito rico, pois sua adaptação ao aluno é fantástica: podemos confeccionar e trocar as figuras a qualquer tempo, de acordo com a necessidade apresentada pelo nosso aluno.
Oi Lucielena!
ResponderExcluirConcordo quando falas que a partir da prancha de comunicação ampliam-se a interação com familiares, escola e comunidade em geral, principalmente quando usados recursos nestas preanchas onde o próprio aluno a consegue compor com ilustrações, palavras, fotos, enfim atribuições de seu dia a dia ampliando sua autonomia, sentindo-se estimulado saindo da passividade.
Oi, Lucielena
ResponderExcluirAchei interessante a possibilidade de deixar registrado as emoções do aluno e poder perceber seus sentimentos com este recurso além de favorecer vários contextos de aprendizagem ampliando sua comunicação.
Abraço
Estela
Olá Lucielena!
ResponderExcluirRealmente penso que as pranchas de comunicação servem como um recurso para ampliar a autonomia do sujeito, possibilitando-o expressar seus desejos e construir sua história. Sem contar que torna a comunicação mais fluente principalmente em casos onde o ser apresenta dificuldades como a de realizar a fala através de sinais.